Informática
BRASÍLIA
ABRIL 2013
CABO CROSSOVER
Para suprir a necessidade de conectar dois ou mais computadores locais, para compartilhamento de arquivos, impressoras dentre outros, o cabo crossover (cruzado ou invertido) é o ideal.
Para criá-lo é necessário ter em mãos alicate de crimpagem, conectores RJ-45, cabo UTP padrão CAT 5 (o tamanho pode variar).
Por meio do alicate de crimpagem, as pontas do cabo UTP são presas aos conectores RJ-45, que serão conectados na placa de rede do computador a que se quer conectar. O cabo crossover é um fio cujas pontas são diferentes uma da outra. No qual uma de suas pontas deve ter o padrão EIA/TIA 568A, ilustrado na imagem abaixo:
Enquanto que na outra extremidade, os fios devem ser dispostos no padrão EIA/TIA 568B, conforme a imagem abaixo:
Resumidamente, as duas pontas do cabo crossover devem ficar da seguinte maneira:
REDE AD HOC
As redes Ad Hoc sem fio que não utilizam pontos de acessos comuns com os computadores conectados a ela, na qual todos os dispositivos de rede funcionam como roteadores, compartilhando entre si informações obtidas.
Diferentemente das redes convencionais em que é necessário um ponto de acesso em que todos os dispositivos compartilharão as informações da rede, na rede ad hoc os dispositivos se comunicam diretamente, o que proporciona maior flexibilidade na rede e menos “burocracia” na troca de dados.
Vantagens
As redes ad hoc podem ser criadas de maneira fácil e rápido, pela não necessidade de criação do ponto de acesso.Outra vantagem desse tipo de rede fazem parte não apenas computadores, podendo ser inseridos celulares, impressoras, tablets, dentre