Conhecimento
São compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto).
Estes quatro elementos são os componentes principais de biomoléculas, porque:
1 -. Permitir a formação de ligações covalentes entre as mesmas, a partilha elétrons , devido à sua pequena diferença de eletro negatividade .
2 -. Permitir átomos de carbono a possibilidade de formação tridimensional esqueletos -C-C-C- , para formar compostos com um número variável de carbonos.
3 -. Permitir que a formação de ligações múltiplas (duplos ou triplos) entre C e C, C e O, C e N, e as estruturas lineares ramificados heterocíclico cíclico, etc.
4 -. Permitir a possibilidade de que alguns elementos são dadas uma grande variedade de grupos funcionais ( alcoóis , aldeídos , cetonas , ácidos , aminas , etc), com diferentes produtos químicos e propriedades físicas.
Eles podem ser classificados em:
As biomoléculas podem ser orgânicas como os prótidos, os glicídios, os lipídos e os ácidos nucléicos e formam moléculas de grandes dimensões, designadas por macromoléculas, ou inorgânicas , no caso da água e dos sais minerais. Por fim podemos dizer que as proteínas, hidratos de carbono e ácidos nucléicos são polímeros formados a partir da ligação em cadeia de moléculas mais simples, os monômeros.
Acerca da água podemos dizer que para além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções e é o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas. Quanto aos sais minerais, embora presentes em menores quantidades, são também importantes no desempenho de diversificadas funções no organismo. Exemplos destes sais são os sais de sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro ...
Proteínas
A proteína é um