CONHECIMENTO
Nas mais diversas espécies animais, nota –se hábitos que proporcionam a preservação das espécies. Para isso ,os animais estabelecem comportamentos, com sistemas de acasalamento, alojamento, migração, defesa e alimentação. O ser humano, também desenvolveu processos de convivência, reprodução, acasalamento e defesa. Dessa maneira, o homem apresenta uma série de atitudes instintivas (espontâneas),que dispensam o aprendizado, como respirar, engatinhar, alimentar-se.
Porém, o ser humano diferencia –se dos outros animais ,pois desenvolveu habilidades e comportamentos que dependem de aprendizado. Por exemplo, as crianças aprendem a conter sua fome e a comer em horários regulares, aprendem a brincar e a obedecer e, mais tarde, quando crescem, a trabalhar, comerciar, administrar, governar. O homem é um animal que necessita de aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.
Tornar-se humano
Para se tornar humano, o indivíduo tem de aprender com seus semelhantes uma série de atitudes que não se desenvolveriam no isolamento. Já entre as outras espécies animais, um animal, mesmo isolado, apresentará, com o tempo, as mesmas atitudes de seus semelhantes, já que essas atitudes são decorrentes da genética e são espôntaneas. O filme “O Enigma de Kaspar Hauser” retrata bem essa questão ,pois conta a história de Kaspar Hauser que viveu grande parte de sua vida sem contato com a sociedade o mesmo não falava ,não escrevia.Ao ser abandonado em uma praça ele é recolhido,e então é ensinado a andar e comer com talheres, e ensinam-lhe a fala e a escrita. Essa teoria pode ser analisada segundo a teoria de Durkheim, pois apresenta inúmeros exemplos de fatos sociais.
A imensa dificuldade de humanização de Hauser gera muitas situações propícias à identificação de fatos sociais. Por exemplo, Kaspar teve suas roupas mudadas, é ensinado a andar e comer com talheres, e