dispositoivos para controle de cicuitos eletricos
2600 palavras
11 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTODISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO DE CIRCUITOS
NOVA VENÉCIA, AGOSTO DE 2014
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
JÚNIOR MARCELINO MISSIAS
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO DE CIRCUITOS
NOVA VENÉCIA, AGOSTO DE 2014
Sumário
1 Introdução
A elevação da temperatura nos condutores de uma instalação elétrica, devido a circulação de corrente (efeito Joule), deve ser projetado e limitado para não prejudicar os elementos da rede. Os dispositivos de proteção e manobra são componentes que, inseridos nos circuitos elétricos, servem para proteção do circuito e para manobra e proteção do motor, interrompendo a circulação de corrente quando algumas anomalias, como sobrecargas e curto circuitos acontecem.
Entende-se por correntes de curto-circuito, situações anormais de corrente, devidas ao fato de a impedância em determinado ramo do circuito assumir um valor praticamente nulo, causando, assim, um repentino e significativo acréscimo da corrente. Isso pode ser provocado por erros na montagem do sistema ou por contato direto acidental entre os condutores de uma rede, que pode ocorrer entre fases ou entre fase e neutro, ou ainda por um defeito qualquer no interior de alguma máquina ou equipamento.
Sem uma proteção adequada, a corrente atingiria valores muito elevados, limitados apenas pela resistência ôhmica dos condutores ou capacidade da fonte geradora e consequentemente danos graves ocorrerão, existindo inclusive o risco de incêndio. Para se realizar essa proteção, foi criado, em 1997, a NBR 5410- Instalações Elétricas em Baixa Tensão, norma que estabelece procedimentos e dispositivos de proteção de circuitos, que serão abordados com detalhes a seguir.
2 Dispositivos de Proteção de Circuitos Elétricos
Os dispositivos de proteção são empregados com a função de proteger a rede elétrica, desenergizando a parte da instalação que contenha riscos de sobrecargas, curto-