ergonomia
ERGONOMIA
NOVA VENÉCIA, JULHO DE 2014
INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO
JÚNIOR MARCELINO MISSIAS
ERGONOMIA
NOVA VENÉCIA, JULHO DE 2014
Sumário
Introdução
Pode se afirmar que já havia e se aplicava ergonomia desde os tempos dos Homens das Cavernas. Ao descobrir que uma pedra poderia ser afiada e usada como machado ou lança, pode se dizer que ali a ergonomia foi aplicada. Definida como uma ciência aplicada para facilitar e melhorar condições de trabalho do homem, a ergonomia passou a ter uma maior importância logo após o período da revolução industrial. Juntamente com o surgimento das maquinas, surgiram as doenças no trabalho devido a condições precárias no meio de trabalho e elevadas cagas horarias nessas primeiras industrias.
Esses e outros demais tópicos relativos a mesma como o significado da palavra ergonomia, riscos ergonômicos, tipos de ergonomia, doenças do trabalho, dentre outros, serão abortados detalhadamente a seguir neste documento.
Ergonomia
A palavra Ergonomia deriva de dois termos gregos, “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”, e consiste em um grupo de ciências que visa melhorar as condições do trabalho ao ser humano, se aliando as novas tecnologias, de modo a tornar o trabalho mais produtivo, confortável e seguro, preservando os limites compatíveis do corpo humano com a sua saúde. E consequentemente reduzindo a ocorrência de lesões ocupacionais e acidentes, promovendo melhoria nas condições de trabalho, mantendo a integridade física e mental destes trabalhadores e consequentemente gerando um aumento do nível de qualidade de vida do empregado.
A segurança no trabalho e a prevenção dos acidentes laborais são dois temas cruciais no âmbito da ergonomia, e por isso sugerem a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria