Conhecimento
O conhecimento é um conjunto de informações adquirido pela experiência, já para a ciência o conhecimento só é concreto através do método cientifico. Como Galliano (1979, p. 24-30) cita que o conhecimento cientifico é um conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade, mostrando que a sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Demonstrando que o Conhecimento Científico "É racional e objetivo;Atém-se aos fatos; Transcende aos fatos; É analítico; Requer exatidão e clareza; É comunicável; É verificável;Depende de investigação metódica; Busca e aplica leis; É explicativo; Pode fazer predições; É aberto; É útil".
Apontando essa importância do método cientifico que é uma forma de investigar os problemas tratando os como hipóteses e depois fazendo uma revisão mais critica originando assim o conhecimento objetivo e cientifico, Lakatos (1991) cita que a investigação científica se inicia quando se descobre que, os conhecimentos existentes, originários querem das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.
Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar autossuficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é construído através de procedimentos que denotem atitude científica, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva e ser exposto à crítica intersubjetiva, oferecendo maior segurança e confiabilidade nos seus resultados e maior consciência dos limites de validade de suas teorias. (Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia