conhecimento
1.Neste capitulo você aprendeu que as inovações tecnológicas nem sempre foram acolhidas de imediato. Ao contrário, muitas vezes elas geraram conflitos de diversas ordens ao serem incorporados ao dia das pessoas. Veja como isso ocorreu entre os trabalhadores e os capitalistas ingleses
a) O texto mostra que a destruição das maquinas por trabalhadores ingleses nem sempre teve as mesmas motivações. Explique cada uma delas.
b) O texto também mostra que os empresários capitalistas nem sempre aceitavam as inovações tecnológicas da mesma matéria. Explique por quê.
c) Ainda e possível observar, nos dias de hoje, rejeições as inovações tecnológicas? De que segmentos sociais elas partem?
2. Voce aprendeu que a sociologia é um saber cientifico que nos ajuda a entender que certas ideias e fenômenos sociais nem sempre foram percebidos como os percebemos hoje. Um bom exemplo é o tempo. Responda:
a) De que modo o tempo era medido, controlado e percebido da Idade Média ¿
R: a luz do sol: no centro do ceu mede o meio dia a lua cheia: 12 luas cheias eram iguais a um ano! essa era a noção b) que situações contribuíram para que o tempo passasse a ser percebido como riqueza ?
R: O tempo não era percebido como riqueza – a religião católica ensinava que o tempo pertencia a Deus e por isso não podia ser manipulado economicamente pelos homens.
4) Defina, com suas palavras, o conceito de racionalidade formulado pro Max Weber.
R: O conceito de “racionalidade” de Weber é reestruturado, pois “Max Weber introduziu o conceito de “racionalidade” para definir forma de atividade económica capitalista, do tráfego social regido pelo direito privado burguês.