Vantagem e desvantagens da descentralização da armazenagem
Stigler introduziu o conceito primeiro em 1939 com o declive na função custo de produção. É dito que um sistema é flexível se a função custo de produção é praticamente plana para um determinado intervalo de volume, significando que um leve aumento em volume aumentará muito pouco os custos de produções.
FMS é um sistema de produção altamente automatizados, capacitados a produzir uma grande variedade de diferentes peças e produtos, usando o mesmo equipamento e o mesmo sistema de controle, eles apresentam ao menos três subsistemas:
Sistema de Armazenamento e Processamento de material - equipamentos automatizados ou robotizados que fornecem e gereciam material.
Sistema de Processamento – grupo de FMS máquinas com comando numérico (CN) ou comando numérico computadorizado (CNC).
Sistema de Controle Computadorizado - realiza o controle operacional do conjunto.
Além disso, FMS é um sistema de manufatura que possui certa flexibilidade para reagir a mudanças no processo de fabricação. Esta flexibilidade é geralmente enquadrada em duas categorias.
A primeira é a "machine flexibility" se refere à habilidade do sistema de mudar para produzir novos produtos, e a habilidade de mudar a ordem de operações executadas. A segunda é chamada "routing flexibility" que consiste na habilidade de usar múltiplas maquinas para fazer a mesma operação, também é a habilidade do sistema de absorver grandes mudanças seja no volume, capacidade ou capabilidade.
A maioria dos sistemas FMS são uma arvore de sistemas. As maquinas que são normalmente maquinas CNC são conectadas por um sistema de movimentação de material para otimizar o movimento da matéria prima e o controle do sistema é feito por um computador que equaliza o movimento do material e o andamento das operações das maquinas.
A principal vantagem do sistema FMS é a alta flexibilidade em administrar os recursos da manufatura como tempo e esforço para a