conhecimento linguistico
É o conhecimento que nos permite observar um texto, e saber do que ele se trata, se a gramática está certa, se a semântica está correta, etc.
Exemplo:
-A ideia de mais , na perspectiva de Hagar, era de totalidade, mas na de Helga, era de falta de muitos elementos, representados pela longa lista que não se lê, mas que se deduz.
B) Conhecimento textual
Ele se constitui de tipos de textos, como (narrativos, argumentativos, explicativos, etc.)e de formas discursivas referentes às estruturas linguísticas amparadas em conhecimentos extralinguísticos de mundo para a sua elaboração.
Exemplo: A sequência argumentativa é uma tese que é sustentada por argumentos. É um texto construído para o convencimento de outras pessoas.
C) Conhecimento de mundo
É o conhecimento que adquirimos ao longo da vida, na escola, ou em casa. Acontecimentos sobre a juventude, história, TV, cultura, música, etc.
Exemplo:
-Reality show- associação ao programa BBB ou outros do gênero.
D) Predição
A predição pode ser expressada como um palpite, adivinhação, previsão do que vai acontecer no texto.
Exemplo:
-Conhecimento Prévio sobre o tema
-O Contexto não Linguístico
-O conhecimento sobre a estrutura do texto
E) Inferência
Inferência é um processo que permite criar novos sentidos, ou novas informações a partir do estabelecimento de relações entre as informações que estão explícitas no texto e os nossos conhecimentos prévios.
Exemplo:
“Se todo homem é mortal e Sócrates é homem, então Sócrates é mortal."
Em (1), estamos deduzindo a frase (C) “Sócrates é mortal” das frases (A) “todo homem é mortal” e (B) “Sócrates é homem”.
Em outras palavras: inferimos (C) de (A) e (B).
Esse argumento (1) tem duas premissas (A e B) das quais uma conclusão (C) pode ser extraída. Extrair uma conclusão das premissas é inferi-la delas. Se uma conclusão pode ser inferida validamente das premissas, então dizemos que "as premissas implicam na