conhecimento linguistico
A língua escrita e suas regras e língua em uso, o autor faz seleção e combinação lexical, mas procura obedecer às regras já estabelecidas no sistema gramatical de sua língua. O conhecimento prévio é o nosso repertório, os nossos conhecimentos adquiridos e que fazem parte de nossa memória e inteligência utilizamos quando necessário na leitura. O conhecimento lingüístico é o básico dos conhecimentos prévios de leitura, é o falar uma língua desde nascença, é o conhecimento de uso da língua nativa que cada indivíduo tem. Se falarmos melhor o português do que outra língua, leremos melhor português do que em outra língua estrangeira, e esse conhecimento será graduado conforme a extensão do entendimento que o individuo tem da outra língua. Quanto mais souber esta outra língua, melhor funcionará o seu conhecimento quando da leitura.
Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo
Refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo, bem como os conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espaço-temporal situados, permitindo a produção de sentidos: episódios sobre a juventude, TV, história, cultura, etc.
“O pacote de serra para cortar e conter gastos”
Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo. Serra como nome do governador e com o nome ferramenta.
Conhecimento interacional – Refere-se às formas de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos.
- Ilocucional: permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional.
- Comunicacional
• Quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta, para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto;
• Seleção variante lingüística adequada a cada situação de interação;
• Adequação do gênero textual à situação comunicativa;
• Reflexão sobre o que e como escrever para os interlocutores do texto.
Essa capa