conhecendo
.
O investimento em melhorias no meio de transporte da empresa de cosmético Natura, permitiu que redesenhasse sua malha de distribuição no Brasil, com o objetivo de reduzir custos, o im pacto ambiental e o tempo de entrega. A organização está operando com exportações, e espera trabalhar com custos de transportes menores através do sistema hidroviário com o uso de containers.
A empresa de cosméticos Natura, é considerada a maior do ramo no país. Ela possui como missão atender plenamente a demanda de produtos e serviços, o que garante um diferencial competitivo pela flexibilidade da cadeia logística. O seu fluxo logístico se dá de forma direta e personalizada, uma vez que a distribuição para o consumidor é feita através de revendedores, e não com em lojas e varejos tradicionais. O fluxo de informações e materiais inicia-se no próprio consumidor, que através de catálogos pode selecionar seus produtos, formando uma previsão de demanda, um planejamento da produção e um planejamento de suprimentos. Os modais utilizados para o envio da a matéria prima pelos fornecedores são os ferroviários ( vindos de diferentes estados) , e o hidroviário. No processo de fabricação temos os suprimento insumos, a conversão (o produto segue através do modal de dutos), alocação de estoque e distribuição ( feito através do modal rodoviário).
O planejamento logístico se dá mensal e diariamente (através de captação de pedidos, emprenho estoque e kanban de produção e suprimentos. Como estratégia logística de transporte, a Natura preocupa-se com a redução do número de transportadoras, para isso, desde 2007 vem buscando parcerias estratégicas para a excelência no nível de serviço prestado e uma racionalização da entrega de seus produtos, o que permitindo um melhor monitoramento contínuo e eficiente de entrega. Em 2005, a empresa distribuía através de 44 transportadoras, número que reduziu para apenas 5. Ao todo, são 5.816 municípios atendidos através de