Conhecendo
A Cidadania vai muito além do que os as propagandas políticas da televisão que empregam que cidadania é votar, é eleger seus governantes. Um cidadão tem que estar a par do que acontece no seu país.
A idéia de cidadania se iniciou ainda antes de cristo e se firmou a partir da revolução americana e francesa. Um grande avanço se deu a partir da revolução industrial. Hoje é dividida basicamente em direitos civis, políticos e sociais.
Nesta temos direitos, mas também deveres. É o poder de ter opinião própria, de poder agir de acordo com a nossa educação, isso sem ultrapassar o respeito com meu semelhante. O poder deveria estar nas mãos de todo o povo e não apenas de uma minoria.
Direitos civis são direitos fundamentais a vida, a liberdade, a prosperidade, a igualdade perante a lei. Os direitos políticos referem-se a participação do cidadão no governo e na sociedade. Os direitos políticos têm como instituição principal os partidos e um parlamento livre e representativo. Pode haver direitos civis sem políticos, mas não o político sem o civil.
Se os direitos civis garantes a vida em sociedade, os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva.
A ideia principal entre os direitos de todos é permitir a sociedade reduzir excessos de desigualdade social e garantir bem estar a todos. Isso seria justiça social.
A cidadania é vista de diferentes formas pelo mundo, isso devido a historia de cada povo, de cada país. Ela varia de acordo com o período histórico vivenciado por cada país. É algo inatingível, temos que buscar sempre algo mais, é um ideal que devemos perseguir.
Cidadania no Brasil
O grande evento político para a cidadania no Brasil foi a queda da ditadura militar e o inicio da constituição de 88.
Mas isso em nosso país não resolveu os problemas sociais que a décadas nos acompanham, com desigualdades sociais, pobreza em grande parte da população,