Cortiço peça
Personagens que não apareceram na peça: Delporto, Pompeo, Francesco e Andréa, um grupo de mascates italianos; Na estalagem(cortiço), Domingos e Manuel eram balconistas; Zulmira,filha de Miranda; Libório( caracterizado apenas como velho); Porfiro(amigo de Firmo); Isaura e Leonor (criadas da família de Miranda)
Personagens com caracterização diferente: Jerônimo no livro é um homem muito forte, já na peça não. Rita Baiana tem cabelos crespos e não lisos como na peça.
Partes não encenadas: a chegada de Botelho; e uma parte encenada diferentemente: na peça Rita Baiana chega no cortiço junto com Firmo, porém no livro eles chegam em momentos diferentes; Parte em que todos começam a dançar por conta da música crioula de Firmo e Porfiro.
Cap I até xv
Partes não encenadas: 1. E segredou-lhe( Bertoleza dá a João Romão o dinheiro), então o que tinha juntado para a sua liberdade e acabou pedindo ao vendeiro que lhe guardasse as economias, porque já de certa vez fora roubada por gatunos que lhe entraram na quitanda pelos fundos. Daí em diante, João Romão tornou-se o caixa, o procurador e o conselheiro da crioula. No fim de pouco tempo era ele quem tomava conta de tudo que ela produzia e era também quem punha e dispunha dos seus pecúlios, e quem se encarregava de remeter ao senhor os vinte mil-réis mensais. Abriu-lhe logo uma conta corrente, e a quitandeira, quando precisava de dinheiro para qualquer coisa, dava um pulo até à venda e recebia-o das mãos do vendeiro, de “Seu João”, como ela dizia. Seu João debitava metodicamente essas pequenas quantias num caderninho, em cuja capa de papel pardo lia-se, mal escrito e em letras cortadas de jornal: “Ativo e passivo de Bertoleza”. 2. João Romão comprou então, com as economias da amiga, alguns palmos de terreno ao lado esquerdo da venda, e levantou uma casinha de duas portas, dividida ao meio paralelamente à rua, sendo a parte da frente destinada à quitanda e a do fundo para um dormitório