O que é poder
Apresentação do Monstro
Na "Apresentação do Monstro" o autor inicia debatendo os conceitos de: potência, força e poder. Potência é disposição de recursos que provocam um efeito esperado a qualquer momento. Força é a capacidade de modificar o comportamento de outra pessoa, por exemplo, os partidos políticos fortes são os que mais atraem eleitores. Poder é algo mais quea potência, uma força maior, que faz com quem se submeta aceite como ordem a se cumprir.
A teoria de Parsons diz que ter poder é dispor de uma autoridade sem estar ligada à repressão. Para Gérard a obediência às normas e a submissão ao poder estão associada à repressão, em caso de infração. Podendo assim o leitor concordar com a teoria do "poder de soma zero", que implica que o poder que um possui é porque outro não possui; ou em contrapartida, o poder não é um ser, mas sim as várias relações existentes no corpo social.
Segundo David Hume os homens têm a capacidade de viver sem o governo, como é o caso das tribos americanas.
O poder surgiu da necessidade da guerra, sendo imposto em sociedades cuja justiça não é respeitada sem que haja a coerção, levando desta maneira ohomem a se acostumar com a obediência cívica.
Os gregos deixaram os romanos encarregados de designar o conceito de "poder", a arché politiké servia como princípio e direção das Pólis, muito diferente do nosso conceito de poder político.
O Leviatã contra a Cidade Grega
A partir do fim do século XIV surgem instituições de poder próprio, os exércitos, com a função de garantir a segurança e a justiça. No século XVI ficam nítidas as paralelas mudanças que ocorrem na política e na economia. A ascensão do sistema capitalista foi beneficiada pela consolidação do