Resumos biologia
As enzimas
Todo processo de obtenção de energia para a célula só é possível devido a ação de enzimas. Elas são proteínas que aceleram as reações químicas.
Ex: quando colocamos água oxigenada em uma ferida; imediatamente o local começa a borbulhar.
Catalisadores
São substâncias que aceleram reações químicas. Portanto, as enzimas também são consideradas catalisadores. Toda reação química, para acontecer, requer uma energia inicial chamada energia de ativação. Os catalisadores conseguem reduzir a quantidade de energia de ativação necessária e, com isso, aceleram a reação química.
**** Catalisadores reduzem a quantidade de energia de ativação acelerando a reação química.****
Substrato
A substância sobre a qual age uma enzima é chamada substrato. Após a atuação da enzima o substrato sofre alterações químicas, mas a enzima não se altera.
Enzimas tem especificidade, ou seja, só aceleram reações químicas envolvendo substratos específicos. Cada enzima atua preferencialmente em determinado substrato.
Ex: maltose; substrato sobre o qual a maltase atua.
Toda enzima possui um sítio ativo. Na reação enzimática, o substrato encaixa-se nesse sítio ativo, formando um complexo enzima-substrato. No fim do processo, teremos os produtos da reação e a própria enzima pronta para ser reutilizada.
Chave-fechadura
O encaixe entre ENZIMA e SUBSTRATO deve ser perfeito, por isso nenhum dos dois pode estar alterado, assim como o de uma chave com uma fechadura.
Desnaturação enzimática
As enzimas podem sofres desnaturação, perdendo sua atividade. A desnaturação enzimática ocorre devido a temperatura e o ph.
Na maioria das vezes, a desnaturação pela temperatura é irreversível. A enzima perde sua estrutura ao ter suas ligações moleculares rompidas.
A desnaturação pelo ph é reversível já que ocorre quando a enzima é colocada em um ph não ideal. Ao voltar ao seu ph ideal ela funciona normalmente.
Holoenzimas
Holoenzimas, além de uma parte proteica