Conflitos
1 INTRODUÇÃO 4
2 ESTUDO DE CASO: A Restrição dos caminhões em vias de grande circulação 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
INTRODUÇÃO
Os conflitos existem desde o início da humanidade, geralmente ele é visto de forma negativa, mas nem sempre o conflito é negativo depende da maneira que lidamos com ele, se olhado pelo lado positivo devemos permitir a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. Em certos momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário, caso não queira entrar num processo de estagnação. O que será apresentado neste trabalho são as visões de cada lado de um conflito, através de um estudo de caso que está repercutido em diferentes pontos de vistas. Mas antes de disso é importantíssimo citar o que origem da maior parte dos conflitos que é a dificuldade ou falta de habilidade de ambas as partes de negociar. Conforme Mello (2009, p. 25) “A negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente”. Em uma negociação é importantíssimo olhar as diversas vertentes da situação e ambos chegarem a um acordo que beneficie ambas as partes.O que acontece muitas vezes é as partes não se entenderem e gerarem haver um impasse de ideais acerca da decisão final a ser tomada.
“Os impasses podem ser causados por atitudes inadequadas dos negociadores, como estruturação prévia inadequada, falta de flexibilidade ou descontrole emocional” (Mello, 2009, p.124).
ESTUDO DE CASO: A Restrição dos caminhões em vias de grande circulação
Começa a valer nesta segunda-feira (5/3/2012) a proibição de circulação de caminhões na marginal Tietê e outras importantes de São Paulo. Os motoristas que