conflitos na europa
No continente europeu, os movimentos separatistas mais violentos aconteceram na região das cadeias de montanhas terciárias do Cáucaso e dos Bálcãs, na Irlanda do Norte e na Espanha.
Cáucaso. A cadeia de montanhas do Cáucaso localiza-se no sudeste europeu, abrangendo o sul da Rússia e as antigas republicas soviética européia. Governadas com mão -de- ferro pela URSS, essas republicas sótiveram problemas étnicos e religioso aflorados após a desintegração da antiga potencia comunista.
Região de ocupação muito antiga de grande diversidade étnica, teve duas influencias religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa, legado da época em que a região faz parte do império russo, e o islamismo, herança da dominação otomana. Os conflitos que hoje ocorrem nessa região estão ligados aosnacionalismos (motivos políticos) e as diferenças religiosas.
Na federação Russa, os maiores problemas ocorrem nas republicas da Chechênia e dos Daguestão. Alem dos grupos que lutam pela independênciapolítica, grupos religiosos pretendem instalar estados islâmicos nessas republicas.
África
No continente africano, o que motiva os conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido. Antes da chegada dos europeus, os africanos viviam em harmonia, pois os grupos rivais se respeitavam e isso não gerava instabilidade. No processo de colonização, os países europeus se reuniram em Berlim, em uma Conferência, para definir a divisão do espaço africano para que esse fosse administrado e explorado pelas nações envolvidas na reunião. Mas as fronteiras impostas pelos europeus não levaram em conta as disparidades étnicas existentes no continente. Esse ato equívoco provocou a separação de grupos aliados, “união” de grupos rivais e assim por diante. Ao serem agrupados de forma desordenada e sem analisar a estrutura social, cultural e religiosa, promoveu-se uma grande instabilidade em vários pontos da África.
Ásia
Na Ásia, o principal ponto de conflito está localizado no Oriente Médio,