Biodigestão anaeróbia
Introdução a biodigestão anaeróbia e suas implicações legais
Objetivos a ser alcançado
Metodologia utilizada
Justificativa
Conclusões
Biodigestão anaeróbia
Bios – Grego (vida)
Digestione – Latim (decomposição)
Aero – Grego (ar)
Ana – Grego (não)
Aeróbia
Gás carbônico e água
Anaeróbia
Gás carbônico, metano, gás sulfídrico e água
Biodigestão é um processo de degradação, transformação ou decomposição de substâncias vegetais e/ou animais, conhecidas por matéria orgânica, levado a efeito por seres vivos, como o homem, ou mesmo por microorganismos ou bactérias.
Existem vários tipos de biodigestores aeróbios e anaeróbios. Dentre eles podemos diferenciar os do tipo continuo e os de batelada. Nosso trabalho será baseado em biodigestão anaeróbia de fluxo contínuo.
Implicações legais
Em 1981 o país implantou a PNMA que visa tratar todos os temas relativos a fauna, flora, poluição de água, solo e ar.
Em 1988 o país reformula nossa constituição sendo a primeira a ter um tópico referente a meio ambiente em seu artigo 225.
Já em 2010 depois de 22 anos de tramitação entre congresso e senado, foi aprovada a PNRS e estabelece ferramentas para controle e incentivo para a preservação do meio ambiente. Diferentemente das outras, essa lei pune infratores quer sejam eles de caráter público, ou privado que estejam envolvidos direta ou indiretamente. Com foco no resíduo, essa lei penaliza todos aqueles que não procederem de forma a minimizar os impactos ambientais. E aqui entra a nossa pergunta. O que os pecuaristas farão com as carcaças de animais depositadas no campo? Ainda existe o problema dos animais em centros urbanos e os de granja.
Justificativa
Mortes de animais no campo.
Isso ocorre sempre que há algum tipo de falta de chuva, principalmente na região do nordeste (alguns pecuaristas vendem as carcaças para fazer ração animal), ou deixa os animais morrerem no campo. Segundo o IBGE, em 2012 cerca de 4 milhões de animais foram perdidos