Conflito
Graduação à distância do curso de Administração de Empresas
Camilo Prado Machado
ATIVIDADE 5
Unidade 05 : Administração de conflitos nas organizações
Belo Horizonte
2013
Camilo Prado Machado
ATIVIDADE 5
Unidade 05: Administração de conflitos nas organizações
Trabalho apresentado à disciplina de
Psicologia do curso de Administração à distância da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais
Orientadora: Lívia Brandão
Belo Horizonte
2013
Conflito é o processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante.
Dentro deste conceito podemos explicitar várias visões que temos acerca de conflito, entre elas citamos a tradicional, interacionista e de resolução. A visão tradicional tem convicção de que todo conflito é danoso e deve ser evitado e tem como principais causas as falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança, e ainda o fracasso dos executivos em atender às necessidades de seus funcionários. Um exemplo é sobre a dúvida e especulações sobre crises econômicas que podem acarretar em demissões e os executivos não deixam isso claro para os funcionários.
A visão interacionista tem a convicção de que o conflito, além de ser uma força positiva em um grupo, é absolutamente necessário para que o desempenho desse grupo seja eficaz. Exemplificando temos o brainstorming, que surge da necessidade de se estabelecer melhores processos produtivos e gera conflito de idéias no grupo, sendo proveitoso para a organização. Fica evidente que é inapropriado dizer que todos os conflitos são bons ou ruins, o que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.
Com a visão de resolução, os pesquisadores agora focam o contexto geral no qual o conflito ocorre, sendo que este é uma ocorrência natural e inevitável em qualquer grupo, visando uma resposta produtiva ao que acontece e o que