Conflito Urbano
Conflito urbano é um fator comum nos dias atuais, uma vez que a população vem cada vez mais exigindo seus direitos á infraestrutura, serviços e condições de vida urbana, que são essenciais para uma sadia qualidade de vida.
Entende-se por conflito urbano todo e qualquer confronto ou litígio relativo à infraestrutura, serviços ou condições de vida urbanas, que envolva pelo menos dois atores coletivos e/ou institucionais (inclusive o Estado) e se manifeste no espaço público (vias públicas, meios de comunicação de massa, justiça, representações frente a órgãos públicos, etc). Manifestação coletiva que tenha a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações. (IPPUR, 2012)
A UFRJ (Universidade Federal do Rio De Janeiro) possui um departamento especializado nesse assunto, o Observatório de Conflitos. Estes criaram um mecanismo de classificação, onde é possível qualificar o conflito nas seguintes categorias: objeto de conflito, forma de conflito e agentes envolvidos. Será usada somente uma classificação neste trabalho, que é a de objeto de conflito.
O objeto de conflito são infraestruturas e serviços fornecidos para a população. Essa população, quando insatisfeita com o fornecimento desses itens, reivindicam coletivamente, solicitando assim a adequação do objeto. Um grande problema dessa sociedade moderna é a questão dos resíduos sólidos, que pode ser considerado como um objeto de conflito urbano.
Resíduo sólido define-se por tudo aquilo que a sociedade consome e descarta. Esses resíduos são provenientes principalmente de atividades humanas, como uso doméstico, atividades sociais, industriais, entre outras.
O resíduo se torna um objeto de conflito principalmente quando o manejam de forma errônea. A disposição inadequada desse material também é um problema, uma vez que pode acarretar uma série de graves consequências ao meio ambiente e ao ser humano. Outro problema que os governos estão enfrentando também é a falta de espaços próprios para o