Conflito de relacionamentos
O artigo descreve que o trabalho em equipe melhora a tomada de decisão, mas que as equipes no nível seniores têm enorme dificuldade de trabalhar em equipe. E, que os pontos de vista divergentes tanto podem ajudar na tomada de decisão como podem levar a conflitos pessoais que podem corroer os relacionamentos, gerando frustrações e decisões errôneas.
O artigo demonstra a necessidade de prestar atenção nos conflitos de tarefas, na diferença de opiniões referente à tomada de decisão de trabalho, pois as equipes que desenvolvem conflitos de tarefas geralmente não desenvolvem conflitos de valores e que por isso terão bom desempenho. Apresenta-se três condições para analise:
- Conflito de tarefas não desencadeia valores/ crença.
- realiza analise cuidadosa dos fatos/elimina incertezas.
- apresenta grau baixo ou moderado de influência na equipe.
A partir destes pontos de análise pode-se caracterizar este tipo de conflito de tarefas como “temas frios” ou seja, são conflitos que têm possibilidade de debate dos fatos com discordância moderada podendo ser resolvido eficazmente..
Já os conflitos de relacionamentos são caracterizados como “temas quentes” e referem-se às divergências que envolvem crenças, valores, interesses diferentes apresentando alto grau. Pesquisas demonstram que as pessoas atribuem traços, motivos diferentes e novos ponto de vista arraigados. Esse ponto de vista torna-se tão certo que a pessoa torna-se desagradável.
Ross (psicóloga) explica por que isso acontece: há um “efeito do falso consenso” pensar que todos compartilham do mesmo ponto de vista. Mas se o conflito for caracterizado como um “tema quente”- conflito de relacionamento – surgirão grandes desafios, pois com os debates acalorados pode ocorrer duas opções: silenciar o ponto de vista para preservar os relacionamentos, ou externa-lo correndo o risco de discussões carregadas que correm os relacionamentos e prejudicam o progresso. Uma pesquisa sobre