Relacionamentos e Conflitos Éticos
A conduta ética ou antiética é um fator importante para cada funcionário na organização. Ela vai determinar a forma deste pensar e/ou agir, sendo que algumas vezes poderá ser algo correto, ou outras vezes algo errado, mas que traga benefícios ao indivíduo em questão. Ajuda também na tomada de decisões, pois muitas vezes podemos nos deparar com situações difíceis no trabalho, e a conduta ética do indivíduo tem grande influência na escolha a ser tomada.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o funcionamento das relações dentro das empresas, e como a conduta ética pessoal pode intervir dentro disso. É de grande importância que as empresas e seus administradores saibam se portar em relação aos funcionários e seus comportamentos, e para isso é pertinente entender como e por que o funcionário age de certa forma.
Em primeiro lugar, é mostrado um exemplo, onde uma gerente se encontra em uma situação difícil, pois precisa decidir o que fazer com um funcionário que age errado, mas quer um boletim de merecimento positivo. A seguir, é abordado sobre as relações interpessoais nas empresas e a variação na conduta dos funcionários. Também é mostrado como as empresas devem se portar, e qual seria uma possível melhora na tomada de decisões éticas da empresa.
Um Dilema Ético
Megan Chambers, que trabalha na Xenom Manufacturing há vários anos, adquiriu um cargo de gerente em uma pequena divisão. Tudo girava em torno de seu trabalho, inclusive as amizades, que trabalhavam próximo a ela. Ela esperava chegar ao alto escalão da empresa em poucos anos.
Porém, agora ela tem um problema. Seu chefe pediu um boletim de merecimento sobre um funcionário chamado Kevin. E Megan foi alertada por seus colegas de trabalho que dois outros gerentes que haviam avaliado Kevin com notas baixas foram transferidos ou rebaixados. Mas ao avaliar o trabalho de Kevin, Megan viu que realmente estava baixo.
Soube inclusive que Kevin chegou na empresa