conferencia de berlim
Externalidade é um subproduto de um bem ou actividade que afecta alguém não imediatamente envolvido na transação. Por exemplo, o subproduto de o seu vizinho ouvir musica alta e o barulho que entra em seu quarto, chamamos isso uma externalidade negativa, pois o subproduto é prejudicial. Porém que a definição de externalidade é benéfico a um terceiro temos uma externalidade positiva.
Externalidade Negativa
As externalidades negativas geralmente surgem em situações sociais. Quando elas surgem em mercados em que muitas pessoas são afectadas, o problema raramente pode ser resolvido com convenções sociais, regras simples ou pagamentos de uma das partes. O som alto é poluição sonora a adição de barulho não desejavel no seu ambiente
Um mercado com uma externalidade negativa associada á produção ou ao consumo de um bem é ineficiente. No equilibrio do mercado, o custo marginal para todas as partes excede o beneficio marginal de todas elas. Um imposto igual á diferença entre o custo marginal social e o custo marginal privado pode corrigir uma externalidade negativa e tornar um mercado eficiente. A intervenção governamental é necessaria para reduzir a produção ao nivel eficiente.
Externalidade Positiva
Um mercado com uma externalidade positiva associada á produção ou ao consumo de um bem é ineficiente. No equilibrio do mercado, o beneficio marginal para toas as partes excede o custo marginal para todas elas.
Um subsidio igual á diferença entre o beneficio marginal social e o beneficio marginal privado pode corrigir uma externalidade positiva e tornar um mercado eficiente.
Bens públicos
Um dos principais papeis do governo na economia é fornecer bens públicos.
São bens que o mercado não pode e não deve fornecer, em decorrência de suas caracteristicas exclusivas. O governo fica com a responsabilidade de fornecer bens públicos nas quantidades eficientes, geralmente sem cobrar por isso.
Quando há rivalidade no consumo de um bem, o mercado privado deve