LINGUA PORTUGUESA NA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
RESUMO
ARAGUATINS - TO
OUTUBRO/2014
RESUMO Trabalho de pesquisa apresentado a Faculdade Integrada de Araguatins - FAIARA, para a obtenção de nota parcial na disciplina de Comunicação Interpessoal
ARAGUATINS - TO
OUTUBRO/2014
RESUMO
1) A Língua Portuguesa nos processos de recrutamento, seleção, admissão, treinamento e demissão: trata da relevância da comunicação no meio de trabalho, uma vez que as informações no âmbito organizacional devem ser transmitidas com clareza e objetividade, não somente dentro da empresa, mas em todos os lugares, de forma falada ou escrita. A linguagem é uma fonte de muitas falhas na comunicação, e o desconhecimento do significado correto de uma palavra por parte do receptor, pode levar à incompreensão e ao fracasso de toda a mensagem. 2) Língua Portuguesa X Imagem X Qualidade Total:
Há uma relação de interdependência entre esses três fatores: se houver um bom entendimento sobre a Língua Portuguesa, sua mensagem será passada de forma positiva, consequentemente sua imagem e a da empresa também serão positivas, favorecendo a qualidade do trabalho.
3) A importância da Adequada Abordagem nas Redações Comerciais:
A clareza, coerência e concisão na hora da escrita é uma vantagem competitiva capaz de elevar a imagem da empresa perante todos, além de ser uma competência especial na comunicação. As redações comerciais têm que ser claras e objetivas e possuir uma gramática correta para a mensagem transmitida não ser geradora de dúvidas, e sim de uma interpretação certeira. Devem ser evitadas, além das falhas gramaticais, as gírias, as pontuações inadequadas, os pleonasmos, os estrangeirismos, as expressões vagas ou ambíguas ou outros empecilhos que possam influir na precisão dos resultados esperados com a veiculação de tal mensagem.
4) A Linguagem como fator de Venda de Imagem: