Confeitaria das Américas
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GASTRONOMIA
DISCIPLINA CONFEITARIA - DOÇARIA
JOSÉ MIGUEL SILVA
CONFEITARIA DAS AMÉRICAS
CHILE - CANADÁ
FORTALEZA
2014
Chile
Detentor de uma gastronomia simplificada e que ao longo do tempo absorveu influências externas o Chile é conhecido pelas suas preparações à base de pescados que são abundantes em toda sua extensão e frutas como abacate. Os chilenos têm o costume de comer fora de casa em grupos e consomem muito do seu famoso vinho em garrafões. Mas tem como bebida nacional o Pisco, uma aguardente de uva geralmente consumida com refrigerantes de cola.
Os chilenos usam bastante o abacate em suas preparações e o salgam antes de comê-lo. O valor dos pescados é bem mais acessível e peixes como o salmão são quase populares. Consomem regularmente dois tipos de pão: Marraqueta, semelhante ao pão francês e Hallulla, redondo e com furos. O segundo muito apreciado com doce de leite.
Uma refeição típica do país é a El Once, um lanche entre as 18 e as 10 horas que substitui o jantar. Outra curiosidade é que nas refeições o feijão está sempre presente, sendo consumido no inverno com pimenta Destacam-se entre as delícia chilenas:
Empanadas – Massa de trigo recheada muito consumida nas festas pátrias em setembro. Maiores e mais recheadas que as famosas argentinas.
Sopaipilia – Um bolinho de abóbora e farinha frito ou assado.
Cazuela – Um caldo de carne com legumes da estação.
Chicha – Bebida consumida nas tradicionais festas de setembro. Suco de uva fresco e ligeiramente cozido e pouco fermentado.
Porotos Granados – Guisado feito com abóbora, feijão, arando, milho e tomate
Pastel de Choclo – Tipo de torta feita com carne (de frango na maioria das vezes), milho e uma variedade de legumes.
Mesmo no inverno os chilenos têm o habito de consumir sorvetes tendo como preferência o de doce de leite em alguns locais acompanhados com alfajores. Mesmo