Confeitaria
ESPECIALIZAÇÃO EM PADRÕES GASTRONÔMICOS
GLEICE ZANETTIN FERNANDES
CONFEITARIA: CONFEITARIA ARTESANAL E SUAS
RELAÇÕES COM A COZINHA COMUNITÁRIA OU
INCUBADORA
Artigo entregue ao Prof. Dr. Charles Bonetti das disciplinas de Metodologia da Pesquisa
Científica e Orientação da Monografia como exigência parcial para a conclusão do curso.
SÃO PAULO
2012
RESUMO
O mercado de confeitaria para festas e celebrações (casamento, batizado, aniversário, lembranças comestíveis e outros) é na sua grande parte atendido pela confeitaria artesanal, ou seja, por profissionais que produzem doces, bolos e lembranças comestíveis em suas próprias residências, mas com a finalidade comercial. Este artigo procura demonstrar a carência de educação e cultura gastronômica deste público bem como situar as oportunidades para crescimento deste mercado de forma sustentável e com grandes melhorias de qualidade de vida e desenvolvimento social para todos os envolvidos.
PALAVRAS CHAVE: Confeitaria Artesanal, Cozinha Comunitária e Incubadora, Doçaria,
Confeitaria, Sobremesa.
ABSTRACT
The Brazilian pastry market for parties is usually made by people Who work as a home kitchen, in order to attend the demand on cakes, sweets and desserts for weddings, anniversaries, birthdays ant others events, in general. This article tries to show some opportunities in education, culture and wealthy, as like in economic and healthy development for these particularly public.
KEY WORDS: Pastry, Kitchen Incubator, Sweets, Cakes, Dessert.
2
INTRODUÇÃO
Segundo o Data Foods1, estima-se que o mercado de produção de doces artesanais é composto por trezentos mil profissionais no Brasil e, devido a informalidade ainda não existem tantos dados para estudo deste público. Esta informalidade se justifica pelo baixo investimento envolvido em produções caseiras, tanto do ponto de vista de equipamentos quanto do ponto de vista da adequação da cozinha