Condição Física
A aptidão física é a capacidade de realizar níveis moderados ou vigorosos de actividade física sem evidenciar sinais exagerados de fadiga.
Portanto, um bom nível de aptidão física proporciona a obtenção ou manutenção das nossas capacidades físicas (relacionadas com a saúde) necessárias para a realização das actividades do nosso dia-a-dia, bem como permite que estejamos preparados para desafios físicos mais vigorosos, sem evidenciar sinais exagerados de fadiga.
Uma boa aptidão física permite:
Realizar com vitalidade as actividades do nosso dia-a-dia;
Reduzir o risco de aparecimento de problemas de saúde relacionados com baixos níveis de actividade física;
Preparar para actividades físicas mais vigorosas (ex.: prática de desportos competitivos).
2. Componentes da aptidão física
Uma boa capacidade física depende do desempenho global do corpo humano. Isto depende do desenvolvimento de três componentes:
2.1- Capacidade Cardiorrespiratória
É a capacidade do coração bobear sangue e levar o oxigénio a todo o corpo. Para desenvolver a capacidade cardiorrespiratória, utilizam-se actividades que envolvem grandes grupos musculares, com movimentos repetitivos, durante um período de tempo acima dos 15minutos.
2.2- Capacidade de trabalho muscular
A manutenção de adequados níveis de força e resistência muscular é de grande importância para a aptidão física relacionada com a saúde. Indivíduos que realizam exercícios de força e resistência muscular, além das actividades aeróbicas (caminhada, corrida, etc.), estão menos expostos às fadigas musculares localizadas, e os aumentos da pressão arterial durante esforços físicos intensos são menores.
2.3- Flexibilidade
É a capacidade de movimentar as articulações com amplitude e sem dor. Todos os movimentos humanos dependem de uma certa flexibilidade para que sejam realizados de forma económica e com boa amplitude. A execução de exercícios de alongamento para a melhoria da flexibilidade é