Condição física
- Cátia Magalhães nº4
- Diana Teixeira nº5
- Isabel Lopes nº 8
Dimensão cultural da Atividade Física na actualidade e ao longo dos tempos
A partir do século XX, O Desporto passou a ser importante para a sociedade.
O desporto, hoje em dia, é influenciado pelas tecnologias industriais e científicas, desde os meados do século XX, as diversas modalidades desportistas ficaram diferenciáveis pela economia de cada uma e pela especialização e aumento de praticantes de cada um, tornando-as com significados de “competição”, “rendimento” e “produção de resultados”.
Na prática desportiva, o mais importante é a força e a potência, seguido do rendimento e a produção de resultados, e finalmente, a destreza atlética. Tudo isto se relaciona com o desporto à escala mundial e o “espectáculo desportivo”, torna-se interesse para o público.
Com a evolução das novas tecnologias e meios de comunicação, as vias de acesso e os percursos das deslocações dos espectadores até aos recintos desportivos sofreram melhorias, ocorrendo assim, principalmente a partir da segunda metade do século XX, transformações significativas no desporto, manifestando-se isto, nos eventos desportivos. Estes passaram a reunir a atenção de milhares de espectadores e dos meios de comunicação social, a produzir um enorme fenómeno comercial (transacções de milhões de euros) e a provocar a invenção e a construção de novos materiais e utensílios, originando uma grande indústria de equipamentos desportivos, gerida por empresas multinacionais.
O Homem para socializar necessita de desporto e de praticar educação física, verificando-se assim, que as atividades desportivas estão relacionadas com o desenvolvimento social, isto faz com que a prática do desporto seja um grande fenómeno de coerência social.
De espaços “gerais” subordinados à prática de exercício físico a espaços