Procedimento Operacional Padrão SMTT
(POP)
1. SITUAÇÃO
a. Dados Gerais
São Luis, capital do Estado do Maranhão, composta por mais de 450 bairros, com uma população estimada em 1.011.943 habitantes e com uma frota de veículos em torno de 251.169, apresenta atualmente sérios problemas de congestionamento de trânsito, motivados principalmente pelo grande número de veículos e pela malha viária que não suporta a intensidade do tráfego.
A quantidade cada vez maior do número de veículos, impulsionada pela necessidade constante de consumo, tem causado constantes congestionamentos no fluxo normal do tráfego, situação esta que fica mais crítica a cada diminuição do fluxo de tráfego ocasionada por colisões (com ou sem vítimas) mais freqüentes, por pane de veículos nas vias e por chuvas que normalmente deixam o trânsito mais lento, quando não o interrompem em alguns pontos críticos da capital, tais como Curva do Noventa, Av. Franceses, Av. Carlos Cunha, Mercado Central, Av. Guajajaras etc.
Assim, para atender a demanda crescente dos problemas relacionados com o trânsito, a cidade foi dividida estrategicamente em 13 (treze) áreas operacionais com a finalidade de melhor coordenar, controlar e fiscalizar o tráfego de veículos.
b. Órgãos Parceiros
PF, PRF, PM, PC, CBM, DETRAN, SEMURH, SEMUS, SEMUSC, ICRIM;
c. Situações Favoráveis
1) Fluxo de tráfego normal;
2) Sinalização viária e semafórica em consonância com o CTB e Resoluções do CONTRAN;
3) Trânsito de veículos e pedestres de acordo com as regras do CTB;
4) Vias em perfeitas condições de trafegabilidade;
d. Situações Adversas
1) Congestionamento de trânsito nas principais vias da capital causados por panes e/ou acidentes de veículos, mau funcionamento da sinalização semafórica, obstáculos (árvores, poste, buracos) nas vias e chuvas intensas;
2) Falta de energia ocasionando desativação de semáforos;
3) Trânsito de veículos e pedestres em desacordo com as normas do CTB;
4) Tráfego de carroças nas vias e