Condiçoes inseguras
Os funcionários, para não perderem produção, tomam atitudes inseguras, realmente, como fazer a manutenção das máquinas com as mesmas ligadas, ou correr ao invés de caminhar. Podemos notar que o ato inseguro pode realmente acontecer, mas ele tem aí uma origem inconsciente, inerente à condição humana, e não é simplesmente bobeira ou desleixo, mas a pressão por produtividade, que tem se tornado um dos principais motivadores da condição Insegura. Ato inseguro é a maneira pela qual o trabalhador se expõe consciente ou inconscientemente a riscos de acidentes. Em outras palavras é um certo tipo de comportamento que leva ao acidente.
Palavras-chave: Condiçoes inseguras na industria química.
1 INTRODUÇÃO
Condições inseguras nos locais de serviço são aquelas que compreendem a segurança do trabalhador. São as falhas, os defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança que pões em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas e a própria segurança das instalações e equipamentos.
2 DESENVOLVIMENTO
Em um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalhador, em outras palavras as falhas defeitos, irregularidades técnicas, carência de dispositivos de segurança e outros, que põem em risco a integridade física ou a saúde das pessoas, e a própria segurança dos equipamentos.
A corrente elétrica, quando devidamente solada do contato com as pessoas, passa a ser um risco controlado e não constitui uma condição insegura.
Apesar de a condição insegura ser possível de neutralizar ou correção, ela tem sido considerada responsável por 16% dos acidentes. Exemplos de condições inseguras:
- Condição defeituosa do equipamento (grosseiros, cortante, escorregadio, corroído, fraturado, qualidade inferior, etc.), escadas, pisos, tubulações (encanamentos). Projeto ou construções inseguras.
- Processo, operações ou disposições (arranjos) perigosos (empilhamento perigoso, armazenagem, passagens obstruídas,