Condições Inseguras
FERNANDO CELESTINO DUARTE, GLEDSON HEIDEMANN
CONDIÇÕES INSEGURAS
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Segurança no Trabalho do Curso de Engenharia Elétrica do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade Regional de Blumenau.
Prof. Plácido da Costa Bento.
BLUMENAU, ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
Todo acidente é causado, e não simplesmente acontece, é por isso que toda vez que ocorre um acidente, por mais simples que possa parecer, devem ser investigados e analisados, com a finalidade de encontrar causas e, em conseqüência, encontrar as providências ou recomendações necessárias, para evitar a repetição de acidentes semelhantes.
Os acidentes ocorrem por falta cometida pelo empregado contra as regras de segurança ou por condição de insegurança que existem no ambiente de trabalho.
Podemos classificar basicamente as causas de um acidente de trabalho em dois fatores: ato ou condição insegura.
Atos e condições inseguras são fatores que, combinados ou não, desencadeiam os acidentes do trabalho. São portanto, as causas diretas dos acidentes. Assim, pode-se entender que prevenir acidentes do trabalho, em síntese, é corrigir condições inseguras existentes nos locais de trabalho, não permitir que outras sejam criadas e evitar a prática de atos inseguros por parte das pessoas.
Condições inseguras nos locais de serviço são aquelas que compreendem a segurança do trabalhador. São as falhas, os defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança que pões em risco a integridade física e/ou a saúde das pessoas e a própria segurança das instalações e equipamentos.
Convém ter em mente que estas não devem ser confundidas com os riscos inerentes a certas operações industriais. Por exemplo: a