ATOS E CONDICOES INSEGURAS
CURSO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Ketry Karlen Roberta Silva
TRABALHO INTRODUÇÃO Á SEGURANÇA DO TRABALHO
DIVINÓPOLIS
2013
KETRY KARLEN ROBERTA SILVA
TRABALHO INTRODUÇÃO Á SEGURANÇA DO TRABALHO
Trabalho elaborado como requisito parcial de avaliação da matéria Introdução à Segurança do Trabalho do curso de Técnico em Segurança do Trabalho ministrada pelo professor Weliton.
DIVINÓPOLIS
2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo o estudo dos atos e condições inseguras, assim como as doenças ocupacionais causadas por substâncias químicas. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisas, contendo comentários, medidas de controle e imagens.
Atos e condições inseguras podem estar em vários lugares. Pode ser sem você perceber ou por existir a muito tempo, aquilo que era errado se torna normal e não passa mais a ser perceptível.
1 ATOS INSEGUROS
Ato inseguro é todo ato capaz de provocar algum dano ao trabalhador, a terceiros ou as máquinas e utensílio.
É a maneira como as pessoas se expõem, consciente ou inconscientemente, a riscos de acidentes. São esses os atos responsáveis por muitos dos acidentes de trabalho e que estão presentes na maioria dos casos em que há alguém ferido.
Segundo as estatísticas correntes, cerca de 80% do total dos acidentes são oriundos do próprio trabalhador, portanto os atos inseguros no trabalho provocam a grande maioria dos acidentes, podendo também ser classificado como as falhas humanas, atribuídas aos trabalhadores.
1.1 Atos inseguros de ordem psíquica
O preconceito - É a idéia pré-formada sobre uma coisa qualquer, sem conhecimento de causa, sem a ter submetido a exame e estudo. Exemplo: Há 15 anos que faço assim e nunca aconteceu nenhum acidente.
O gosto pelo risco - Há pessoas que gostam de se arriscar e, assim fazendo, estão cometendo atos inseguros. Exemplo: Trabalhar