atos e condiçoes inseguras no trabalho
Atos inseguros é a maneira como a pessoa ou trabalhador se expõe, a riscos de acidentes, podendo ser: Conscientes: As pessoas sabem que estão se expondo ao perigo. Inconscientes: As pessoas desconhecem o perigo a que se expõem. Circunstancial: As pessoas podem conhecer ou desconhecer o perigo, mas algo mais forte as leva à prática da ação insegura. Que ocorre pela a falta de informação ou até mesmo de treinamento apropriado e por fatores humanos e pessoais que o trabalhador se encotra. Oitenta por cento dos acidentes de trabalho é produto de atos inseguros como exemplo.
Usar maquina sem habilitação ou permissão;
Inutilizar de dispositivos de segurança;
Fumar em local proibido;
Manipular inadequadamente produtos nocivos a saúde como produtos químicos;
Não usar EPI
Condições inseguras são aquelas que comprometem a segurança do trabalhador. São falhas, defeitos, irregularidades técnicas, instalações e equipamento de trabalho inapropriado. As condições dos trabalhadores são de extrema responsabilidade da empresa, pois tem como dever fornecer equipamentos e ambiente propício para a atividade laboral. São exemplos de condições inseguras:
Falta de proteção de maquinas;
Maquinas defeituosa;
Passagens e trajetos perigosos;
Falta de EPI;
Ruídos elevados;
Iluminação inadequada;
Pisos irregulares e danificados;
Risco de fogo, explosão e choques;
Má arrumação e falta de limpeza;
Defeitos na edificação.
Essas causas são apontadas como responsáveis pela maioria dos acidentes. Oitenta por cento dos acidentes de trabalho é produto de atos inseguros como exemplo.
No entanto, deve-se levar em conta que às vezes, os acidentes são provocados pela presença de condições inseguras e atos inseguros, ao mesmo tempo. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA CAMPUS PESQUEIRA CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM JULLIANY LARISSA CORREIA