concretos especiais
DEPARTAMENTO CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLÓGICAS E HUMANAS – CAMPUS ANGICOS - RN
CURSO BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
CONCRETOS ESPECIAIS
Componentes:
Alisson Mendes
Chesman Lima
Djaylton Florêncio
Ivan Inácio
Manoel Lindolfo
Angicos-RN
Janeiro de 2015
Concreto Auto-Adensável (CAA)
Definição
Entende-se por concreto Auto-Adensável (CAA) o concreto capaz de preencher os espaços vazios das formas e se auto-adensar apenas sobre o efeito da gravidade. O CAA é caracterizado pela grande capacidade de fluxo sem segregação. O concreto para ser considerado como Auto-Adensável tem que satisfazer determinadas propriedades no estado fresco, tais como: preencher todos os espaços das formas sobre o efeito apenas do seu peso próprio; passar entre os 26 obstáculos sem sofrer bloqueio; e manter a estabilidade, sem sofrer segregação e/ou exsudação de seus componentes. (SKARENDAHL e PETERSSON; EFNARC, GOMES e ROONEY) (2000, 2002 apud CAVALCANTI, 2006, p. 25).
O Concreto Auto adensável (CAA) apresenta grande fluidez e alta trabalhabilidade, ou seja, é um concreto muito plástico. A formulação de concretos fluidos e resistentes à segregação é uma evolução tecnológica, fruto da pesquisa aplicada ao uso de aditivos super-plastificantes e modificadores de viscosidade, combinados com alto teor de finos, sejam eles cimento Portland, adições minerais, fílers, etc (ABESC).
Materiais componentes
Os materiais utilizados para elaboração do CAA são, na prática, os mesmos utilizados nos concretos convencionais, porém com maior adição de finos, quer sejam adições minerais ou fílers e de aditivos plastificantes, superplastificantes e modificadores de viscosidade (ABESC).
Propriedades
Segundo GEYER; SÁ (2005), adição de finos no CAA proporciona melhoria em diversas propriedades, tanto no estado fresco como no endurecido, dentre elas:
Aumento da resistência nas primeiras idades;
Aumento da densidade da