TÓPICOS ESPECIAIS EM CONCRETOS - Exercícios
1 – Defina cimento, agregado, água de amassamento, água estrutural, hidratação do cimento, composição básica do cimento e como ele é feito.
2 – Quais os tipos de concreto existentes em função do uso e da densidade?
3 – O que é portlandita? E quando ela é gerada?
4 – Qual a função do uso de fibras no concreto?
5 – O que viabiliza o uso de uma fibra ou agregado no concreto?
Resolução:
1 – Cimento: É um material com propriedades aglutinantes. Agregado: É um material granular inerte dentro do uso, como: areia, pedregulho, rocha britada, escória de alto-forno ou resíduos de construção e de demolição, que é usado para produzir concretos ou argamassas. Água de amassamento: É a água utilizada para a trabalhabilidade de concretos ou argamassas. Água estrutural: É a água utilizada na fabricação de concretos ou argamassas, formando os cristais, após hidratá-los. Hidratação do cimento: Consiste em adicionar água no cimento, durante o processo de fabricação de concretos ou argamassas, proporcionando pega e endurecimento aos mesmos, formando os cristais nas suas partículas. Composição básica do cimento: Calcário, silicatos, aluminatos, óxidos de ferro e gesso. Processo de fabricação do cimento: Aquecimento de partículas de calcário e argila (clínquer), posteriormente ocorrendo a respectiva moagem e o acréscimo, ou não, de alguns materiais, como o gesso e a escória de alto-forno.
2 – Concretos de baixa, média e alta resistência, e concretos leve, normal e pesado. Os concretos de maior resistência e pesados são mais usados em obras de grande porte e com altas cargas de projeto.
3 – Portlandita é hidróxido de cálcio na forma de cristais. É formada na hidratação do cimento Portland.
4 – Aumentar a resistência à tração na flexão do concreto, bem como impedir o surgimento de fissuras no mesmo. A sua aplicação tem uma certa dificuldade, que é o fato de posicionar adequadamente as próprias fibras dentro do concreto.
5 – O custo e a