Concretos Especiais
1 CONCRETO DE ALTO DESEMPENHO (CAD)
O concreto de alto desempenho surgiu após anos de pesquisas onde foi desenvolvido um material de elevada resistência mecânica e com maior durabilidade do que o concreto tradicional. Além de apresentar a mistura de brita, areia, cimento e água, em sua constituição, são incorporados alguns aditivos químicos e minerais.
A principal diferença entre o concreto convencional e o de alto desempenho está na redução na quantidade de água/cimento (a/c), que aumenta a resistência do concreto, mas também reduz a trabalhabilidade, por isso são produzidos com aditivos superplastificantes. A adição de sílica ativa preenche os vazios da zona de transição do aglomerante/agregado, proporcionando uma estrutura mais compacta.
A seleção de materiais para a produção de CAD é complicada e deve ser feita cuidadosamente, uma vez que os cimentos e agregados disponíveis apresentam grandes variações nas suas composições e propriedades. Outro fator importante é a diversidade de aditivos químicos e adições minerais existentes que podem ser utilizados simultaneamente, dificultando ainda mais a escolha dos materiais mais adequados.
O CAD apresenta maiores resistências mecânicas, é durável com relação aos ataques de agentes agressivos do ambiente e é mais trabalhável em obra do que o concreto convencional. Apresenta ainda menores despesas com manutenção e reparos.
A durabilidade está associada a várias características, como:
• permeabilidade reduzida, que confere aos CAD menor penetração dos agentes agressivos provenientes do exterior, o caso mais comum de ataque ao concreto;
• porosidade também é baixa, podendo chegar a menos de 10%, cerca da metade da medida nos concretos convencionais. Em geral, quanto menor a relação água/cimento dos concretos de alto desempenho, menor é a sua porosidade que correspondem as menores permeabilidades;
• aumento da resistência à carbonatação, que aumenta a resistência destes concretos ao ataque