projeto de monografia
Objetivo geral: Analisar as medidas preventivas de medicina do trabalho;
Objetivo 1: Observar previamente a empresa;
Objetivo 2: Possibilitar o uso de normas de segurança pela empresa.
Introdução:
Na CLT são citados vários princípios do direito, que são de fundamental importância, pois regulamenta direito e deveres do empregado e do empregador. Eles são contrapostos, de um lado o direito do trabalhador no ambiente seguro, higiênico e saudável. Do outro, livre exercício da atividade econômica pelo empresário, que realiza o planejamento de seus negócios segundo os seus interesses privados, em busca de maximização do lucro da empresa.
A partir dessa contraposição de direitos e valores decorre um dos conflitos mais usuais nas relações trabalhistas, que se identifica pela aplicação e concretização das medidas de segurança e medicina do trabalho proporcionando ao funcionário um ambiente seguro.
As práticas seguras possibilita a realização de um trabalho mais organizado, isso leva a menos acidentes e mais produção. Num mundo capitalista o que se procura é produção máxima e custo mínimo, para tal objetivo procura-se desenvolvimento em relação ao bem estar do ser humano.
As ações de prevenção contra acidentes desenvolvidas pelas empresas é o ponto alto na melhoria da relação entre empregado e empregador. Por isso a necessidade de leis para regulamentar a segurança dos trabalhadores em seu ambiente laboral.
Justificativa: A base de tudo é o conhecimento sobre o direito, que foi exposto em aulas de Direito do Trabalho. Por isso despertou o interesse em buscar mais informações e poder analisar a aplicação das leis trabalhistas em relação a segurança, higiene e bem estar do ser humano.
Através do que vimos sobre os direitos trabalhistas, a questão do direito do empregado e a proteção no seu ambiente de trabalho, nos fez buscar mais conhecimento sobre o assunto. Por se tratar de