conclusao de alunos sobre o papel da gestao empresarial socialmente responsavel para uma sociedade sustentavel
A abordagem típica dessa Escola é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.
O objetivo inicial de Taylor estava voltado para eliminar os desperdícios nas indústrias americanas, comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos. Dessa forma, visava-se alcançar maior produtividade e, com menores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados.
Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se reveste de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas da organização, no sentido de baixo para cima.
Objetivos da administração científica:
Eliminar os desperdícios sofridos pela indústria e aumentar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Aumentar eficiência pela racionalização do trabalho (TAREFA).
Aplicar os métodos da ciência - observação e mensuração - aos problemas da administração. Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordo com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
Princípios da Administração Científica
A racionalização do trabalho operário devia ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa
Males da indústria:
Vadiagem - operários reduziam a produção para manter seus