projeto unifamiliar
Curso: a duração é de cinco anos. No currículo, estão matérias como Planejamento Urbano, Projeto Arquitetônico, Paisagismo, Artes, Antropologia e História. "Leitura é algo muito importante nesse curso, e cálculos também. Ou seja, tem sim que estudar, e bastante", conta Luiza. "Eu diria que é um curso mais trabalhoso do que difícil, porque temos muitos trabalhos manuais como dfesenhos, projetos e maquetes", completa. Estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Precisa gostar de: "Observar e analisar os espaços à sua volta. Também é preciso ser criativa egostar de artes, como desenho, pintura, fotografia e exposições. Essas coisas abrem a cabeça e alimentam a criatividade", opina Luiza.
Dia a dia: "Eu trabalho em período integral, que para estágio, são seis horas por dia. Passo a maior parte do tempo criando projetos no computador e pesquisando materiais. Também são comunsreuniões com clientes, fornecedores e engenheiros, além das visitas a obras e medições dos locais onde será feito o projeto", explica Luiza que, desde 2010 é estagiária de um escritório de arquitetura em São Paulo.
Mercado de trabalho: o mercado imobiliário nacional continua aquecido. Por isso, há oportunidades de trabalho em escritórios de arquitetura que atuam na construção de edifícios. Obras maiores, como rodovias e pontes, geram oportunidades para os especialistas em urbanismo e paisagismo. Também é possível seguir como autônomo - neste caso, o melhor ramo é o de criação de projetos residenciais. "Depois que consegui meu primeiro estágio, foi tranquilo achar novas oportunidades. Porém, é mais fácil encontrar emprego antes de se formar do que depois", aconselha a estudante.
Quanto ganha: estagiários de arquitetura ganham por hora