concilio de trento
Devido à expansão do Protestantismo a Igreja Católica enfrentou momentos de crise, lançando a contra reforma com o objetivo de reaver o poder perdido e os fiéis também, portanto, o Concílio de Trento criou a Companhia de Jesus, para resgatar isso e continuar defendendo os princípios católicos.
2) Quais eram seus objetivos?
O Concílio de Trento tinha como objetivo criar soldados (Slogan) para combater os movimentos protestantes, catequizando e educando um novo mundo dentro da doutrina Cristã, buscando a reafirmação da supremacia papal, pois os princípios da fé estimularam a criação dos seminários e a formação dos padres.
3) O que ocasionou a expulsão dos jesuítas do Brasil?
O grande responsável pela expulsão Marquês de Pombal, defendia as ideias iluministas e desenvolveu uma reforma pedagógica. Instituiu a escola leiga, deliberando ao Estado a responsabilidade, além das aulas régias (Escolas Públicas) que pertence ao Rei e não a Igreja.
4) Como a Educação Brasileira permaneceu após a expulsão dos Jesuítas?
Devido a expulsão dos Jesuítas houve uma reformulação do ensino, pois a Filosofia e as Letras, sofreram mudanças drásticas, o Latim deixa de ser ensinado dando lugar a Língua Moderna (Língua Portuguesa), com isso o ensino decaiu, ficando nas mãos de homens comuns. (Vigário, filhos de Reis ou Professor Leigo).
O Concílio tinha como objetivo estreitar a união da Igreja e reprimir os abusos. Em tal concílio, os teólogos mais famosos da época elaboraram os decretos, que depois foram discutidos pelos bispos em sessões privadas. Interrompido diversas vezes, o concílio durou 18 anos e seu trabalho foi concluído somente em 1562, tendo realizado 25 sessões plenárias em três períodos diferentes (1545 a 1547; 1551 a 1552; 1562 a 1563), quando afinal suas sessões foram solenemente promulgadas em sessão pública.
Todo o corpo das doutrinas católicas foi discutido à luz das críticas da doutrina