fjufufts

2043 palavras 9 páginas
Curso: SERVIÇO SOCIAL FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA Campinas – unidade I
Novembro de 2012
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 - Esta atividade é importante para compreendermos o cenário social e econômico do Brasil-Colônia (1500-1822).
ETAPA 2 - Esta atividade é importante para que nós pesquisarmos e compreendermos o panorama econômico e político do final do século XIX e XX.
ETAPA 3- Esta atividade é importante para conhecermos a evolução política brasileira e as transformações sociais decorrentes dos anos 1940 a 1964 do século XX, décadas de 1960-1970 e meados de 1980 do século passado.
ETAPA 4 - Esta atividade é importante para que nós compreendermos aspectos relevantes da sociedade contemporânea: as cidades não estavam preparadas para receber as pessoas vindas do meio rural. Os serviços urbanos tiveram de ser feitos, em sua maioria, por empresas estrangeiras
Esta atividade é importante para compreendermos o cenário social e econômico do Brasil-Colônia (1500-1822). Iniciamos na Etapa1 – 1 e 2, pesquisando informações sobre as obras de Debret. Visualizamos e refletimos sobre as imagens de Debret e a nós produzimos nosso primeiro relatório parcial, contendo as impressões da nossa equipe e as informações históricas que utilizamos para esta descrição.
Contextualização
O Brasil de Debret — Jean-Baptiste Debret (1768-1848), desenhista e pintor, que chegou ao Brasil em 1816 com outros artistas franceses trazidos pelo Príncipe Regente D. João VI e só retornou à França em 1831. Durante esse período, retratou diversas cenas brasileiras, mas, sobretudo, o dia a dia das pessoas humildes e dos escravos. Ao registrar a vida na corte, o cotidiano do Rio de Janeiro, o comércio de escravos, a riqueza da flora, os costumes dos indígenas e dos negros, criou um importante acervo de fontes iconográficas sobre o Brasil das primeiras décadas do século XIX. Debret foi um grande artista, pintor e desenhista que nasceu em Paris, na França no ano de 1768. Ele foi

Relacionados