Concepções de tecnologias de informação e comunicação
Encontramo-nos em um momento da história em que a denominamos como “Era da Informação” ou “Sociedade Tecnológica” onde destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores e desenvolvimento da internet.
O principal produto dessas tecnologias é a informação, conhecida como TICs (Tecnologias de Informações e Comunicações) Hoje em dia é comum o conceito de sociedade do conhecimento ser confundido com o conceito de sociedade de informação. Nunca antes houve tanta informação a ser transmitida ao mesmo tempo por vários meios.
Não é apropriado considerar a sociedade de informação permutável com a sociedade de conhecimento. Informação não é conhecimento. Informação é um conjunto de dados enquanto conhecimento é a habilidade de usar essa informação para resolver um problema. Essas tecnologias tornaram-se um meio de comunicação entre as pessoas de todas as classes, um exemplo são as redes sociais. Um grande desafio nessa sociedade da informação é utilizá-la de maneira significativa, criativa e inteligente na colaboração do processo de ensino e aprendizagem na escola pública.
Considerando-se essa tecnologia como aliada na prática pedagógica do professor, ela deve ser acompanhada de metodologias adequadas às necessidades dos alunos, deve ser previamente planejada, significativa, priorizando o objetivo que se pretende atingir com o conteúdo. Deve -se considerar para sua escolha sua viabilidade e limitações.
O uso que o professor vai fazer dessa tecnologia em sala de aula, vai depender, em parte, de como ele entende o processo de transformação da sociedade que vem acontecendo, em grande medida em decorrência do desenvolvimento tecnológico, e de como ele se sente em relação a isso: se ele vê todo esse processo como algo benéfico, que pode ajudar, na sua vida e no seu trabalho, ou se ele se sente ameaçado e acuado por essas mudanças. As