Fundamenta O Te Rica
COODENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
SORAIZE SOCORRO ALVES DE MELO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ESCOLA SARGENTO CAMARGO – UM ESTUDO DE CASO
RECIFE - PE
SETEMBRO 2012
1. INTRODUÇÃO
As novas tecnologias de informação e comunicação estão presentes no dia a dia da sociedade contemporânea e a escola não pode mais evitar sua presença, além disso as políticas educacionais e os projetos do governo estão estimulando e viabilizando cada vez mais esta realidade. A ênfase é dada no uso da Internet e seus ambientes gratuitos que, mediados pelo professor, promovem o envolvimento do aluno com as problemáticas da sociedade e da sua área de interesse, possibilitando discussões e pesquisas na Rede Mundial de Computadores.
No mundo globalizado muito se fala em Internet como importante componente para auxiliar em diferentes áreas de conhecimento. Muitos pesquisadores vêm propondo o conjunto tecnologia – educação, principalmente no contexto interdisciplinar. Esses teóricos defendem que o computador não deve ser usado em sala de aula apenas como mero instrumento, mas sim como um material essencial ao professor de forma a ser usado como elemento decisivo no processo de aprendizado.
Os Governos em geral (municipal, estadual e federal), têm dado uma atenção especial a essa área, oferecendo programas de formação para profissionais da educação, fornecendo notebooks aos professores e investindo em laboratórios de informática nas escolas.
O governo federal criou em 1997 o programa de formação para professores na modalidade Educação a Distância (EAD) – ProInfo, ele é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais (MEC/SEED, 2010).
Perspectiva que reforça demanda de mais capacitação