Concepções de Arendizagem
A concepção comportamentalista diz que é possível modelar o indivíduo condicionando seu comportamento, utilizando os estímulos e os reforços adequados. Segundo Skinner, todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação. Assim um professor pode definir que resultado pretende alcançar com seus alunos e oferecer-lhes os estímulos e recompensas adequados à medida que os alunos avançam.
O comportamentalismo é a teoria que diz que o comportamento se deve explicar através de experiências observáveis e não por processos mentais. O comportamento é qualquer coisa que se faça e possa ser observada diretamente.
A imposição da aprendizagem na teoria comportamentalista na prática do ensino da matemática não acrescenta conhecimento eficaz, pois sugere apenas um controle provisório, assim apesar de manter um equilíbrio, difere de qualidade de ensino.
Na concepção humanista, o aprendizado já está ligado as experiências pessoais, sendo singular e individual. Discorre sobre a liberdade de aprender, colaboração entre aprendizes, criatividade no ensino, espontaneidade na relação e empatia para com o professor e os conteúdos de ensino. Assim, na matemática o aluno é o próprio