Projeto CAMP
CURSO DE PSICOLOGIA
CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL
CÍRCULO DE APOIO À APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE GOIÂNIA - CAMP
Estagiárias: Amanda Nogueira Dos Santos – RA: A72CCG-0 Daiana Dos Santos Cunha - RA: B10054-0
Professora Orientadora:
Dra. Cristina Vianna M. Santos
Goiânia
Agosto de 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
CENTRO DE PSICOLOGIA APLICADA
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL CÍRCULO DE APOIO À APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE GOIÂNIA - CAMP
Estagiárias: Amanda Nogueira Dos Santos – RA: A72CCG-0 Daiana Dos Santos Cunha - RA: B10054-0
Projeto de Intervenção Psicossocial apresentado ao CPA/ UNIP como requisito parcial para conclusão do Estágio Supervisionado em Grupos e Comunidades: Planejamento Psicossocial, sob a orientação da professora Dra. Cristina Vianna M. Santos.
Goiânia
Agosto de 2015 INTRODUÇÃO
A exclusão é uma temática que atinge todas as civilizações, seja ela no âmbito social, racial, econômico. Seu processo de formação é antigo, mas sua prática permanece até os dias de hoje. Segundo Gilberto Dupas (1998) tal exclusão teve início na Europa com aumento do número dos sem-teto, da pobreza urbana, da falta de acesso a emprego e da dificuldade dos jovens de ingressar no mercado de trabalho. O cenário da França anos 50 era de excessiva pobreza para alguns e em contrapartida havia uma crescente abundância, as quais são consideradas resíduos que o desenvolvimento do pós – guerra esqueceu. Na década de 60 ainda na França o termo Exclusão, também foi denominado muitas vezes de nova pobreza. Esse conceito centrava-se principalmente na exclusão social em virtude da exclusão material.
No Brasil a exclusão social está presente desde a época da colônia, em virtude da adoção do sistema da escravidão. Entretanto foi somente na década de 70 que a temática de exclusão social ganhou relevância, e com a industrialização, ocorreu