Concepçoes filosoficas sobre educaçao de platao, rousseau, marx e gramsci
614 palavras
3 páginas
Ao fazermos um comparativo sobre as concepções filosóficas sobre educação de Platão, Rousseau, Marx e Gramsci, vemos que: Platão ver a educação de forma idealista, haja visto que para ele a educação é uma faculdade inata à alma, um conhecimento divino. É formadora do espírito racional do individuo, e tem função e intenção de aprimorar a natureza filosófica do individuo, guiando-o para o bem, o belo e a perfeição. Platão faz uma analogia da necessidade da educação para o desenvolvimento da natureza filosófica do individuo com a necessidade de alimentação, estação e lugar para crescerem com vigor, calcadas em princípios racionais e morais, visando a manutenção do conhecimento. Para ele, a educação deveria ficar a cargo do Estado, e ter um caráter competitivo, meritocrático e disciplinar, desenvolvendo as suas aptidões para selecionar os mais aptos. Platão considera a natureza feminina diferente da natureza masculina, não lhe cabendo uma educação para ser filosófa e governante da Polis, no entanto identifica proximidades nas naturezas para as funções de guarda da cidade.
Diferente de Platão, Rousseau com sua concepção naturalista afirma que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Seu pensamento educacional esta no livro Emílio, um ensaio pedagógico sob a forma de romance; nele Rousseau expõe os princípios de uma educação baseada na natureza com a finalidade de recriar o “homem natural”. Rousseau buscava o desenvolvimento das potencialidades naturais da criança e o seu afastamento dos males sociais, numa educação negativa e livre, de forma progressiva e com e com idéias pedagógicas inovadoras. Tudo isso através do respeito à natureza humana, levando o aluno a se instruir por si mesmo.
Marx nos leva a uma pergunta: existe uma pedagogia marxiana? Alguns teóricos acreditam que não, mas a vários textos fragmentados na sua obra que dão suporte para uma suposta pedagogia. O principio educativo de Marx esta baseado na união do ensino com o trabalho, assentado no