Concepçoes de criança, educaçao infantil e ensino fundamental
A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.
Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades (psicológica, emocional, cognitiva, física, etc...) devem ser respeitadas.
Concepcoes de Educação Infantil
A Educação Infantil é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. E o lúdico é de extrema importância para a socialização, é onde elas aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos e desenvolver a imaginação e criatividade.
Hoje o grande desafio dos professores de Educação Infantil é proporcionar aulas interessantes e atraentes. Motivo pelo qual, procurou-se neste trabalho, mostrar a importância da inclusão de jogos, brincadeiras e arte como estratégias pedagógicas para o professor.
Concepçoes de Ensino Fundamental
O professor tem o papel de coordenar as atividades e perceber como cada aluno se desenvolve e propor situações de aprendizagem significativa.
Ao trabalhar os conteúdos propostos pelas disciplinas são utilizados exemplos do cotidiano, facilitando a compreensão e a construção de uma aprendizagem significativa,onde são realizadas atividades lúdicas que são de suma importância para o