Atps Da Keila 1 E 2 Etapas
Uma das concepções básicas da criança se reflete no que ela vê, aprende e com suas vivências do dia a dia com sua família. Através de estimulação de suas habilidades ela consegue ampliar o mundo, com desafios propostos, com isso percebe-se que toda criança é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento. Segundo Corsaro (1997, p. 5), “as crianças são agentes ativos que constroem suas próprias culturas e contribuem para a produção do mundo”.
A criança possui natureza única, sendo lúdico e caracterizado por enxergar o mundo de um modo único. Isso permite que ela organize idéias sobre o mundo e sentimentos no seu modo de ver, ampliando seu conceito de mundo através de estímulos.
A educação infantil, sendo a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento da criança e a formação cultural ate seus 5 anos de idade. Pode-se dizer que é nos primeiros anos da educação básica que se trabalha o aspecto físico, psicológicos e sociais da criança, alem de uma forte integração da criança não apenas com sua família, mas também com a sociedade.
Na Educação Infantil encontramos duas dimensões: a de cuidar e de educar, que devem ser consideradas como essências e importantes nas propostas pedagógicas voltadas para essa faixa etária, ressaltando que o cuidar compreende os cuidados básicos com alimentação, a higiene e o vestuário. E alem do cuidar é necessário o educar a criança, colocando-a como individuo que possui o direito de se apropriar do conhecimento e começa a se preparar para o processo de alfabetização.
O Ensino Fundamental foi elaborado com o intuito de compreender e desenvolver a estrutura da educação complementar da criança. Nessa faixa etária da educação básica deve-se desenvolver a capacidade aprendizagem do aluno, por meio do domínio da leitura, escrita e do calculo. Com a conclusão do ciclo o aluno deve