Concentração de uma solução de CH3COOH
Licenciatura em Biotecnologia
Relatório I
A3- Concentração de uma solução de CH3COOH
Coimbra
Ano Lectivo 2011/2012
Índice
Introdução – pag 3
Objectivos – pag 4
Preparação da solução de CH3COOH – pag 5
Resultados – pag 6
Conclusão – pag 8
INTRODUÇÃO
Uma solução é qualquer mistura homogénea e intrínseca entre duas ou mais substâncias, assim sendo uma solução tem sempre um só soluto (que se apresenta em menor quantidade) e um ou vários solventes (que se apresenta sempre com maior concentração em relação ao soluto). Caso estejam os dois no mesmo estado físico, o solvente é o que estiver em maior quantidade. Uma solução aquosa, é uma solução em que o solvente é sempre a água. Já uma solução padrão é uma solução cuja concentração é rigorosamente conhecida, para se preparar uma solução padrão é necessário ter um padrão primário, em seguida fazemos a sua padronização, através da titulação.
É utilizado o padrão primário uma vez que é uma substância de pureza elevada e que contém certas características que permitem descobrir a concentração da solução pretendida sem muitos erros, tais como o seu peso molecular, ser estável no ar e a sua solubilidade com a água.
Em solução, para que se determine a concentração exacta a reacção deve reagir de uma forma rápida e completa. Então, na titulação a solução padrão é adicionada gradualmente á solução de concentração desconhecida, nesta está contida o indicador (fenolftaleína) os que nos permite visualizar quando a reacção atinge o ponto de equivalência pois á alteração de cor na solução. Assim adicionamos a solução padrão á solução de concentração desconhecida até que a reacção entre as duas soluções fique completa. Quando chegamos ao ponto de equivalência podemos saber os volumes gastos da solução padrão e da solução (de concentração desconhecida) usados na