Determinação de ph
Pinto, Aline (21200021)
Engenharia Biotecnológica
Química II
09 de Abril de 2013
Com base no potenciómetro e no papel indicador de pH determinar o potencial de hidrogénio de diversas soluções aquosas, entre ácido forte, base forte, ácido fraco e solução tampão. Analisar as alterações de cores e registar os valores para comparar com valores teóricos esperados.
Palavras-chave: pH; Potenciómetro; Papel indicador de pH; Ácido forte; Base forte; Ácido Fraco; Base conjugada; Solução tampão;
-------------------------------------------------
INTRODUÇÃO pH é o símbolo para a grandeza físico-química, ou potencial de hidrogénio, que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
O termo pH foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen.
O “p” equivale ao simétrico de logaritmo de base 10 da atividade dos iões a que se refere, ou seja: pH = - log[H3O+] em que [H3O+] representa a concentração de iões H3O+ expressa em mol/dm3.
O carácter ácido de uma solução está relacionado com a concentração de H3O+ presente nessa solução (quanto mais forte é o ácido, maior será a concentração desses iões).
A escala de pH é uma maneira de indicar essa concentração e varia entre 0 a 14 (pH < 7 é ácido e pH > 7 é básico). A 25ºC uma solução neutra tem um valor de pH = 7.
Pode-se ter uma escala de pOH (indicador de concentração de HO-, presente em soluções básicas) análoga à de pH usando o logaritmo da concentração de uma solução de ião hidróxido com o sinal negativo. Portanto, definimos pOH como: pOH = - log [HO-].
Das definições de pH e pOH obtém-se que: pH + pOH = 14. É outra maneira de exprimir a relação entre a concentração do ião H3O+ e a concentração do ião HO-.
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como potenciómetro) que consiste em um elétrodo e um sensor de temperatura acoplado a um aparelho onde é feito a leitura do pH. O potenciómetro é um